Videos/Guaraci Gabriel


                        

                  
              
Tribuna do Norte Caderno Viver.
Natal, 16 de Junho de 2011 | Atualizado às 09:39
Guaraci e Iran fazem balanço da coletiva brasileira em Paris
Publicação: 01 de Junho de 2011 às 00:00
repórter:Yuno Silva

       Duas personalidades, duas formas de abordagem artística e, principalmente, duas maneiras de encarar a mesma oportunidade. Os artistas visuais Iran Dantas e Guaraci Gabriel estiveram em Paris, entre os dias 17 e 24 de maio, onde participaram da exposição coletiva "L'Univers Brésilien 2011", que permanece em cartaz na galeria Everarts, centro da capital francesa. Os potiguares foram convidados pela curadora brasileira radicada na França Diva Pavesi, e cada um trouxe sua própria experiência da Cidade Luz.
Francisco Iran e Guaraci recebem diploma e medalha na exposição
Francisco Iran e Guaraci recebem diploma e medalha na exposição
 Laureados com comenda oferecida pela Sociedade Acadêmica de    Artes, Ciências e Letras de Paris, junto a outros 15 artistas brasileiros, Iran e Guaraci embarcaram com três obras cada na bagagem, mas, durante a semana que permaneceram na Europa não venderam nada: "Não dava para criar muita expectativa, chega artista do mundo todo todos os dias. Tirando a suntuosidade da cidade, do hotel onde recebemos a homenagem, achei a exposição muito parecida com as que acontecem aqui", disse Iran Dantas, que trabalha com pintura Naïf. "Notei que os artistas estavam muito mais preocupados com a própria imagem que com a exposição em si. Para mim, o mais interessante foi receber o diploma da academia parisiense. Quero é evidenciar meu trabalho, e se tivesse ido para o meio da praça vender os quadros teria  conseguido um resultado melhor", disse o artista de Currais Novos.
             
   Dantas investiu cerca de 14 mil reais na viagem: A Fundação José Augusto apoiou emitindo as passagens, a prefeitura de Currais Novos também ofereceu apoio, "mas a maior parte consegui com clientes daqui de Natal, que compraram pinturas com antecedência".

Futuro da Torre Eiffel

     Guaraci Gabriel, infogravuras  (foto-montagens) onde suas esculturas de grande porte foram 'encaixadas' em paisagens parisienses, como a "Sonda Intergalática" estacionada em frente ao Museu do Louvre. "Apesar de não ter vendido durante a exposição, levei versões menores das infogravuras e meus passaportes galáticos para vender nas praças".  Guaraci também aproveitou para firmar contatos com outras galerias. "Já apresentei um projeto de intervenção na Torre Eiffel, onde quem estiver no alto verá, no chão, a figura de Gustave Eiffel (projetista e engenheiro) formada a partir de pegadas adesivadas. Tudo emoldurado pela sombra do dirigível de Augusto Severo", planeja.
            Além do diploma da Academia, Gabriel também recebeu uma medalha de ouro pelo conjunto das obras levadas para Paris. "A senhora que dava a palavra final gostou da minha ousadia e concedeu o prêmio máximo como destaque da exposição". Sobre a produção, Guaraci disse que a galeria poderia ter tido um cuidado técnico melhor com a disposição das obras - "estavam fora da altura padrão e muito próximas umas das outras", lamenta. O artista está festejando 30 anos de carreira, e garante que não maneira melhor de festejar: "No final do ano pretendo voltar para uma mostra no Museu do Louvre, destinada a novos artistas, e aproveito para passar o ano novo por lá. A Europa vai ficar pequena pra mim. Agora que conheço o caminho da Europa, não tem quem faça eu não voltar lá", disse, com brilho nos olhos. Guaraci investiu cerca de 11 mil reais na viagem e as passagens também foram emitidas pela FJA. "Agradeço muito a Joaquim Patrício, de Mossoró, o primeiro a oferecer o material necessário para construir minha primeira grande escultura", lembra.
           Guaraci viajou acompanhado da produtora Edilma Azevedo e  'pegou carona' com Iran, que conheceu a curadora Diva Pavesi durante exposição no Senado Federal em novembro de 2009. "Não posso deixar de agradecer Iran por ter trazido Diva ao RN, foi aqui que ela conheceu meu trabalho. Por isso ofereço esta medalha a todos os artistas potiguares", finaliza.